⚠️ VEJA OUTRAS CRITICAS DO PAPO EM NOSSO ACERVO (SITE ANTIGO).

ACESSAR SITE ANTIGO
PitacO do PapO

“After – Para Sempre”: Polêmico entre os fãs, encerramento da franquia tem final morno | 2023

“After – Para Sempre” , que chegou aos cinemas no fim do ano passado e chegou recentemente ao Prime Video, fecha um ciclo de cinco filmes confirmando a tendência caça-níquel dos produtores. Para atender um nicho de público o estúdio resolveu laçar um quinto filme causando um efeito contrário entre os fiéis seguidores, apaixonados por Tessa e Hardin. Como se já não bastasse sequências mal desenvolvidas mas consumidas por fãs incondicionais de Anna Todd, o fechamento da franquia foi alvo não só  do furor desses mesmos fãs como também se despediu de maneira morna e sem brilho.

Esse último longa da franquia tem seu início após Hardin ter publicado seu polêmico livro sem a autorização de Tessa. Solitário na Inglaterra, o escritor agora passa por bloqueios e pressão da editora que dificultam a retomada de seu novo manuscrito.

É nesse cenário de decadência que ele percebe que precisa corrigir os erros do passado para seguir em frente e também tentar reconquistar o amor de sua vida. Determinado, o escritor viaja para Portugal para visitar Natalie (Mimi Keene), a quem ele um dia também magoou, e, percebendo que ela seguiu em frente, Hardin decide perdoar a si mesmo para prosseguir sua vida. Hardin e Tessa estão prestes a se reencontrar em um evento familiar e essa pode ser a grande chance de Hardin.

A treta começou antes mesmo de “After – Para Sempre” chegar aos cinemas, já que um boicote foi organizado pelos fãs. É que originalmente, a saga “After'” possui seis livros, sendo eles: After; Depois da Verdade; Depois do Desencontro; Depois da Esperança; Depois da Promessa e ainda Before: A História De Hardin Antes De Tessa. As adaptações para o cinema, seguem a mesma lógica (ou pelo menos seguiam, até a autora deixar a produção dos longas, no segundo filme, por problemas nos bastidores).

“Depois da Promessa” estava previsto para ser o fim da história do casal Tessa (Josephine Langford) e Hardin (Hero Fiennes Tiffin) e os fãs não contavam com “After – Para Sempre”.  Resultado? Antes mesmo de estrear, o mais novo lançamento da franquia já tinha flopado. O que acontece é que  “After – Para Sempre” não é baseado em um livro, assim como todos os outros filmes, e sim em um roteiro original, escrito pela diretora Castille Landon (a terceira a assumir a saga). E um dos principais motivos para o descontentamento dos fãs, também está no fato de que o novo filme “abandona” a história do casal Tessa e Hardin, e o protagonista agora tem sua história cruzada com uma nova mulher, interpretada por Mimi Keene (“Sex Education”).

Se seis livros não foram suficientes para saciar a vontade de saber mais sobre Tessa e Hardin, já no cinema, cinco filmes pareceu ser uma eternidade para a conclusão de uma trama que poderia ter sido encurtada para três episódios, claro, se levarmos em consideração o que foi feito com os livros ao longo dessa franquia problemática. É bem verdade que, no que tange a mim, sempre achei o roteiro altamente conflituoso, machista, e que coloca as mulheres como meros objetos e a mercê  de um abusador que sempre se arrende e tem o perdão geral da nação. Com direito a protagonista sem protagonismo e uma  ação do passado de Hardin que é colocada na mesa nesse último filme do nada, esse quinto capítulo vem pra fechar de vez a tampa do caixão de uma franquia que nem sequer deveria ter visto a luz do dia.

Rogério Machado

Designer e cinéfilo de plantão. Amante da arte e da expressão. Defensor das boas causas e do amor acima de tudo. Penso e vivo cinema 24 horas por dia. Fundador do Papo de Cinemateca e viciado em amendoim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo