⚠️ VEJA OUTRAS CRITICAS DO PAPO EM NOSSO ACERVO (SITE ANTIGO).

ACESSAR SITE ANTIGO
PitacO do PapO

“Depois da Morte”: Longa explora o tema do pós-morte através de sobreviventes e especialistas na área | 2024

Um dos grandes mistérios da humanidade é: “O que acontece depois que morremos?” Questiona-se se nossa alma continua depois que o corpo físico morre ou acaba tudo com o fim da matéria; tanto no meio religioso quanto no científico esse é um ponto debatido à exaustão. Muito se especula sobre as experiências de quase morte (EQM) mas pouco se sabe, os únicos indícios palpáveis são exames médicos e os relatos de pessoas que passaram “pro outro lado” e voltaram com testemunhos impressionantes. Baseado nessas experiências reais, o longa dirigido por Stephen Gray e Chris Radtke explora esse tema delicado e controverso com farto material que lança uma luz sobre o assunto.

O documentário tem o formato tradicional, com entrevistas intercaladas com boas dramatizações das experiências de pós-morte. Don Piper, pastor e autor de “90 Minutos no Paraíso”, afirmou ter visto o céu após sofrer um acidente de carro no fim dos anos 1980. A médica cirurgiã Mary C. Neal, que escreveu “To Heaven and Back”, dá o relato do que sentiu ao cair em uma cachoeira e ficar por minutos submersa na água. A maioria diz que a sensação era de serenidade, alegria, paz, amor e acolhimento; não havia preocupação de nenhum tipo, as dores e as deficiências estavam curadas e o reencontro com entes queridos são comuns a todos que passaram pro lado do pós-morte. Apenas uns poucos relatam tormento, aqueles que tentaram suicídio e constataram que se matar não era a solução para ter paz de espírito. O fato é que, todos que passaram pela experiência tiveram um forte impacto em suas vidas.

As conversas com médicos e cientistas descrevendo o que se passa no cérebro humano quando a morte se aproxima ilustram com eficiência as histórias contadas, nos dando uma ideia mais precisa do que se passa na mente humana. Conhecemos também a história dessas EQMs através dos tempos, onde elas aparecem várias vezes, em relatos do filósofo Platão e no Egito Antigo.

“Depois da Morte” é produzido pela Angel Studios (do sucesso “O Som da Liberdade”) e foi o documentário mais visto nos EUA em 2023, faturando 11 milhões de dólares nas bilheterias; e agora chega aos cinemas brasileiros com esse compêndio gigante sobre EQM (o maior que eu já vi) sob olhares diversos. Diante de tantos relatos semelhantes e tantas comprovações científicas de que essas pessoas estavam mortas pra medicina e milagrosamente voltaram, até os mais céticos irão ao menos questionar, quem sabe se convencer, de que algo deve existir depois que nosso corpo morre, independente de sua crença. A vida não acaba quando termina, há um pós-morte infinito e impalpável que, talvez um dia, poderá ser mais examinado; por enquanto o máximo que temos são ótimas produções como “Depois da Morte”, um deleite pros interessados nesse intrigante assunto.

Karina Massud

Formada em Direito, cinéfila desde os 5 anos de idade, quando seu pai a levou para assistir “Superman-o Filme”. Cachorreira, chocólatra, fã ardorosa de séries, músicas, literatura e tudo que emocione.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo