⚠️ VEJA OUTRAS CRITICAS DO PAPO EM NOSSO ACERVO (SITE ANTIGO).

ACESSAR SITE ANTIGO
PitacO do PapO

“Os Escolhidos”: Longa narra trajetória de Jesus e seus apóstolos de forma realista e humanizada | 2024

Produções com temática bíblica abundam nos cinemas, TV e serviços de streaming, mas poucas alcançam sucesso tanto de crítica quanto de público como“Os Escolhidos”, série que começou em 2017 e que acumula mais de 770 milhões de visualizações e outros tantos milhões de fãs, e que agora chega a sua 4ª temporada. O criador da série, Dallas Jenkins, explica num prelúdio que este lançamento nos cinemas é essencial para que o público possa ter a melhor experiência possível conferindo nas telonas um compilado com os dois primeiros episódios dessa derradeira temporada.

Na trama acompanhamos os principais momentos da maior narrativa bíblica: a história de Jesus Cristo. Ele é um homem humilde de uma família de carpinteiros que ajuda todos a sua volta; e na companhia de 12 homens escolhidos para serem seus discípulos, sai ajudando os necessitados e compartilhando lições de bondade e sabedoria pelo caminho. No longa, Jesus de Nazaré está em peregrinação com os apóstolos e já se destaca como o Messias, O Enviado de Deus ( vale lembrar que naquela época os messias eram muitos), e por isso seus inimigos romanos e fariseus estão furiosos e se aproximam para destruí-lo.

A produção, que surpreendentemente foi realizada com verba de doações, é excelente, os belos cenários são os caminhos percorridos por Jesus em Belém, Nazaré, Rio Jordão, Mar da Galiléia, Cafarnaum, Monte das Oliveiras e Jerusalém, lugares áridos e cheios de significados históricos e religiosos. O elenco sensacional tem diversidade e traz atores de origem judaica, árabe, asiática e africana; todos os personagens são bem desenvolvidos e cheios de camadas com a dramaticidade que pedem as situações, e a leveza que nos faz sentir próximos deles, como se fossem um colega de trabalho ou nosso vizinho. Os diálogos são ótimos, o linguajar é moderno e promove muita reflexão em situações corriqueiras facilmente transportadas pra nossa rotina.

“Os Escolhidos” envolve e emociona apresentando Jesus e seus apóstolos como pessoas comuns e não divindades. Eles são humanos, choram, tem bom humor, sofrem e tem suas imperfeições – sentem raiva, egoísmo, sede por vingança e questionam Deus pelas injustiças sofridas – levando qualquer espectador a se identificar com eles. O roteiro ousou e acertou em colocar problemas mundanos em meio às narrativas bíblicas, como por exemplo como o grupo arruma dinheiro pro seu sustento.

A narrativa é extremamente eficaz em mostrar essa história com uma tensão crescente que, nos episódios posteriores, irá desembocar nos momentos mais dolorosos, a Via Crucis : crucificação, morte e ressurreição de Cristo. Todos, católicos ou não, sabem de cor e salteado essa crônica, mas mesmo assim queremos revê-la, e sempre com igual emoção. “Os Escolhidos” traz sim um viés evangelizador, porém transcende a religião católica, pois Jesus Cristo, através de lindas parábolas, semeou lições lindas e universais como o amor, o perdão, honestidade, a compaixão e a fé em Deus.

Karina Massud

Formada em Direito, cinéfila desde os 5 anos de idade, quando seu pai a levou para assistir “Superman-o Filme”. Cachorreira, chocólatra, fã ardorosa de séries, músicas, literatura e tudo que emocione.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo