⚠️ VEJA OUTRAS CRITICAS DO PAPO EM NOSSO ACERVO (SITE ANTIGO).

ACESSAR SITE ANTIGO
PitacO do PapO

“Nosso Lar 2: Os Mensageiros”: Longa traz ensinamentos valiosos para a espiritualidade | 2024

O filão dos filmes espíritas não para de crescer, visto que cada vez mais pessoas que seguem a religião Espírita kardecista querem ver sua crença e seus doutrinadores representados nas telonas. Em 2010 foi lançado “Nosso Lar”, filme que teve um público de mais de 4 milhões de espectadores e alavancou as produções do gênero com a história do médico André Luiz, sua trajetória e evolução. “Nosso Lar 2 : Os Mensageiros” é a sequência baseada no livro “Os Mensageiros”, psicografia de Chico Xavier pelo espírito de André Luiz , que estreou levando mais de 160 mil pessoas aos cinemas só no primeiro final de semana.

No longa conhecemos um grupo de mensageiros de luz da cidade espiritual Nosso Lar. Liderados pelo espírito Aniceto e André Luiz, eles partem para a Terra para salvar uma missão que está prestes a fracassar: a criação de uma obra espiritual que conecta os dois mundos. Os personagens terrenos estão indo por caminhos tortuosos que espelham as ciladas em que muitos de nós podemos cair. Otávio é o médium poderoso mas egocêntrico que se desviou do seu propósito; Isidoro é o líder da casa espírita que não coloca em prática as próprias pregações; e Fernando, um empresário rico que financiou o projeto mas que não faz bom uso de seu dinheiro. Todos habitavam o Nosso Lar, mas esqueceram do seu objetivo e agora precisam ser salvos pelos Mensageiros que vão lhes ensinar algumas lições simples que Jesus nos deixou, como gratidão, fé e humildade.

Wagner Assis dirige e assina o roteiro. O longa peca pelo excesso de informações e de elementos que talvez o torne restrito ao nicho dos estudiosos do Espiritismo. Fio de prata, espírito obsessor, “melhora da morte”, colônia espiritual, processo de reencarnação: somos bombardeados com esses e outros termos sem explicação alguma; eu fiquei intrigada e fui pesquisar um pouco mais, mas outros irão simplesmente ignorar. Além disso ainda temos o drama pessoal dos personagens, os problemas familiares, ganância e egoísmo que empacam a vida de muitos, todos jogados na narrativa sem seguir uma lógica ou ter conclusão plausível.

Os efeitos visuais são razoáveis, em alguns momentos até caricatos, com muitas cores vibrantes para destacar o lado bom do além-vida, e em tons de cinza no lado ruim dos espíritos atormentados. A edição e montagem são aceleradas, diversos arcos são desenvolvidos seguidamente, tornando o filme confuso. O elenco é excelente e um atrativo além dos elementos espíritas: Edson Celulari, Vanessa Gerbelli, Felipe de Carolis, Fernanda Rodrigues, Mouhamed Harfouch, Rafael Sieg e Othon Bastos numa participação especial.

Como obra cinematográfica “Nosso Lar 2: Os Mensageiros” deixa bastante a desejar pro público que não tem tanta afinidade com o Espiritismo. Mas, como ensinamento, o filme transmite muitos conhecimentos universais; que o amor e a empatia devem predominar em nossas vidas, abrindo os horizontes de quem já é espiritualizado e causando o despertar para quem ainda não é.

Karina Massud

Formada em Direito, cinéfila desde os 5 anos de idade, quando seu pai a levou para assistir “Superman-o Filme”. Cachorreira, chocólatra, fã ardorosa de séries, músicas, literatura e tudo que emocione.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo