“Faz de Conta que é Paris”: com história inspiradora, comédia italiana diverte pela simplicidade e o carisma de seu elenco | 2025

Histórias que envolvem o resgate de laços familiares possuem apelo universal pela sua capacidade de emocionar, e ficam ainda mais saborosas quando contadas de forma leve e cômica, especialmente quando temperadas com o molho único do cinema italiano.
Livremente inspirado em um evento ocorrido no final da de década de 80, “Faz de Conta que é Paris”, longa dirigido por Leonardo Pieraccioni, conta a história de uma viagem à cidade francesa sem sair de Florença. A bordo de um motorhome, Bernardo (Pieraccioni), Giovanna (Chiara Francini) e Ivana (Giulia Bevilacqua), os irmãos Cannistraci, criam um verdadeiro cenário de cinema e fazem o pai acreditar que está em Paris.
O velho professor Cannistraci , um homem octogenário já no fim da vida, sempre alimentou o sonho de fazer uma viagem em família à Cidade Luz. Após cinco anos sem se falarem, os três irmãos são surpreendidos pela notícia da internação do pai. Sabendo do pouco tempo de vida que lhe resta, decidem inventar essa curiosa “viagem”. Durante a jornada, assuntos mal-acabados e velhos ressentimentos vem à tona.
Com interpretações cheias de sonoridade e muito bom humor, esse roadie movie às avessas é uma daquelas películas agridoces e despretensiosas, que nos prende pelo tema e pelo carisma dos personagens, ainda que soe clichê em muitos momentos. Mas quem disse que o clichê é um defeito? Afinal de contas, histórias que falam sobre a realização de sonhos e reconciliação familiar sempre aquecem nossos corações.