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“Adeus, Garoto”: drama italiano em preto e branco é retrato melancólico de paixão juvenil sem final feliz | 2025

O primeiro longa-metragem da carreira do diretor e roteirista italiano, Edgardo Pistone, “Adeus, Garoto” (2024) é uma surpreendente história sobre aqueles amores impossíveis, contada em preto e branco e com um visual técnico apurado. O enredo gira em torno de Attilio (Marco Adamo), um rapaz de 17 anos que leva uma vida irregular e sem qualquer orientação familiar. Decide então aceitar de um mafioso local, a posição de segurança pessoal de uma jovem prostituta chamada Anastasia (Anastasiia Kaletchuk). Enquanto ela pratica sexo com seus clientes, Attilio a espera impacientemente dentro de seu carro. A partir desta dinâmica, se inicia um interesse amoroso recíproco, muito pautado na identificação de ambos com a falta de horizontes e suas vidas sem rumo.

O estreante Marco Adamo segura muito bem o papel de protagonista ao conseguir equilibrar de forma eficiente a personalidade ora volátil, ora doce de sua personagem. Como curiosidade, Adamo foi descoberto nas ruas de Nápoles por olheiros que identificaram um match com a descrição de Attilio no roteiro, ele fez audições e foi escalado para o papel. Já a atriz Anastasiia Kaletchuk traz uma apatia às tristes experiências que sua garota de programa se expõe ao se relacionar sexualmente com homens mais velhos e asquerosos na história.

Infelizmente, uma importante subtrama que acaba ganhando pouco foco no filme, é a relação complexa entre Attilio e seu pai, elemento chave que nos encaminha para o final chocante, de deixar qualquer um com um nó na garganta. Segundo entrevista de Pistone, a relação entre pai e filho mostrada no filme foi vagamente baseada na sua relação com seu pai, o que evoca elementos autorais no roteiro escrito em parceria com Ivan Ferone.

Vale destacar que visualmente o filme consegue capturar com destaque o submundo sujo e violento de Nápoles, empregando uma bela fotografia ”artsy” potencializada pela decisão de lançar o filme em preto e branco. A trilha sonora conta com a versão na língua italiana de “Love is the air” (L’amore è nell’aria) em uma cena que provê um dos poucos refrescos em meio à narrativa sufocante da obra.

“Adeus, Garoto” venceu na categoria de Melhor Filme de estreia no 19º Festival de Filme de Roma e ainda conquistou o Prêmio Especial de Júri de First Feature Competition no Tallinn Black Nights Film Festival, o que reflete o início promissor da carreira cinematográfica de Edgardo Pistone como um nome proeminente do novo cinema italiano.

Marcello Azolino

Advogado brasiliense, cinéfilo e Profissional da indústria farmacêutica que habita São Paulo há 8 anos. Criou em 2021 a página @pilulasdecinema para dar voz ao crítico de cinema e escritor adormecido nele. Seus outros hobbies incluem viagens pelo mundo, escrever roteiros e curtir bandas dos anos 80 como Tears For fears, Duran Duran e Simply Red.

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