VI ANIMAÍ! – Festival Baiano de Animação acontece de 05 a 08 de dezembro
Festival chega à sua sexta edição se consolidando como uma das principais janelas para a animação brasileira e para o mercado de games
Entusiastas do Cinema de Animação, bem como o público antenado com o mercado tecnológico dos Games, terão, entre os dias 05 e 08 de dezembro, uma excelente oportunidade de conhecer ainda mais o recente cenário em filmes animados longas e curtas metragens, bem como de games.
Trata-se do VI Animaí! – Festival Baiano de Animação e Games, que acontecerá em Salvador no Cine Glauber Rocha, no Cineteatro 2 de Julho e no Café-Teatro Nilda Spencer.
A cerimônia de abertura será no dia 05 de dezembro, no Cine Glauber Rocha., com a exibição de Arca de Noé, longa metragem do diretor Sergio Machado, que estará presente para um debate pós sessão. Já em seu encerramento, no dia 08 de dezembro, o cineasta Ducca Rios será o homenageado pelo Animaí com a exibição do filme Meu Tio José.
Entre os longas metragens que também fazem parte da seleção do Animaí, destaque para Lasanha Assassina, de Ale McHaddo, Bizarros Peixes das Fossas Abissais, de Marão. Ale McHaddo e Marão estarão presentes em Salvador para debates pós sessão.
Ale e Marão também integram a mesa Os Caminhos da Animação Autoral no Brasil, na qual vão apresentar seus trabalhos e explanar como atuam no mercado realizando grandes obras que marcaram a história da animação no Brasil.
“Eu estarei presente no festival para apresentar e conversar sobre Bizarros Peixes das Fossas Abissais, nosso primeiro longa”, comenta Marão. “Também vou participar de uma mesa junto com Ale McHaddo, que é um amiga querida de décadas de vida, onde a vida profissional e a amizade sempre tiveram cruzadas, entrelaçadas. Fico muito honrado e feliz em poder ter essa conversa, essa mesa com Ale”, comemora o diretor.
“Estou muito empolgada em levar Lasanha Assassina a um dos estados mais potentes na produção de animação! Poder participar de uma mesa ao lado do Marão, que é um grande amigo que fiz no mundo da animação, será incrível, com certeza!”, comemora Ale McHaddo.
Dentre os curtas metragens que serão exibidos no Animaí, destaque para A Menina e o Pote, de Valentina Homem e Tati Bond, vencedor do Animage 2024. Outros curtas presentes na seleção final do Animaí são As Caixas, de Yala Andersen; Odoyá, de Victor Cayres e Cristhyane Ribeiro, dentre outros.
A lista completa de filmes pode ser vista no link da bio do Instagram @animai.festival
SELEÇÃO APURADA
Com mais de 50 filmes entre longas e curtas metragens, bem como episódios de séries animadas de TV, o Animaí trará uma seleção especial da recente leva de animações brasileiras.
Com produção da Vision Films e co-produzido pela Cine Arts e Mantra Filmes, chega à sua sexta edição, tendo acontecido a última vez ainda no formato on line do período de pandemia. A idealizadora do festival e produtora, Aline Cléa, destaca os focos do evento e sua presença já consolidada como um dos principais eventos voltados para a animação em Salvador.
“O Animaí! – VI Festival Baiano de Animação e Games é um evento pioneiro no estado com foco em animação e games e uma programação gratuita composta por workshops, palestras, seminários, exposições de artistas ilustradores e mostras competitivas de filmes de animação e jogos eletrônicos. Trata-se de um evento que acontece em Salvador, Itaparica e em mais 16 cidades baianas visando fortalecer o mercado, gerando oportunidades para os produtores e novos olhares do público consumidor, incluindo, também, mostras em espaços culturais da capital e do interior”, explica Aline Cléa, da Vision Filmes, e idealizadora do Animaí ao lado de Anderson Soares, da Cine Arts.
Além da produção audiovisual, o Animaí também apresentará uma Mostra Competitiva de Games, que abrangerá prêmios de Melhor Jogo, Melhor Jogo Baiano, Melhor Arte, Melhor Design e Melhor Áudio e vai contemplar mais de quinze games selecionados por time curatorial especializado.
Finalista em todas as categorias, o desenvolvedor de games Will Fernandes, que está com o jogo Shadow Sacrament como o único representante baiano na categoria Melhor Jogo, comenta sobre a importância do Animaí nesse contexto.
“Saber que Shadow Sacrament chegou à final em todas as categorias do Animaí trouxe uma motivação extra. É uma oportunidade de mostrar o que a cena de games pode oferecer e de ter nosso trabalho reconhecido entre os melhores. É um evento que valoriza o esforço, a originalidade e a ousadia de cada equipe, inspirando novos talentos e impulsionando a indústria brasileira de jogos”, comemora o desenvolvedor.
A lista completa de games pode ser vista no link da bio do Instagram @animai.festival
MESAS ESPECIALIZADAS, WORKSHOP E LANÇAMENTOS
Para além das exibições de filmes e apresentação de games, o Animaí também trará uma série de atividades especializadas no mercado. Contado com a presença de diversas autoridades e especialistas em mercado, o evento será uma congruência de mentes visando discutir a importância da Animação e dos Games para a economia e para a cultura brasileira.
Dentre os destaques, o Animaí vai apresentar a mesa Regulamentação e o Impacto do Fomento aos Games no Brasil. A palestra contará com a presença de Paulo Alcoforado, diretor da Ancine, e Arisson Heltami, representando a ADECE.
Outra mesa importante será com posta pelo cineastas Sérgio Machado, Ducca Rios e Léo Silva, tendo como foco de discussão o tema A Bahia no Cenário Mundial da Animação.
E trazendo descontração e ainda mais animação, Ale McHaddo vai apresentar o seu WorkChopp, uma mesa-oficina com cara de stand-up. “Uma oportunidade de milhões para se divertir, nesta oficina com cara de stand up, onde vamos dar muita risada, falar de animação e tomar chopp em um maravilhoso happy hour”, convida Ale McHaddo. Além dela, Nina Novaes vai apresentar a palestra Batalha da Voz, na qual convidados poderão falar sobre o processo de dublagem em seus mais diversos trabalhos. Na mesma parceria voltada para o aspecto da dublagem em produções, Mariana Ferrari vai ministrar a oficina “O Universo da Voz”, que vai trazer a qualificação de profissionais do campo da voz no audiovisual.
A IMPORTÂNCIA DO ANIMAÍ
Representando a Mantra Filmes, o produtor Léo Silva salienta a importância do evento como uma oportunidade de firmar a força da produção baiana e de seus profissionais, mas destacando, também, outras regiões do país, em especial o nordeste. “Nós que trabalhamos com animação e com os games aqui na Bahia, que temos tão poucas possibilidades de mostrar o nosso trabalho, de vender o nosso trabalho, vamos ter no Animaí uma grande possibilidade de mostrar o que o estado tem produzido. Além disso, vamos destacar o que o nordeste produz uma vez que teremos uma competitiva nacional que abrange toda a região e o Brasil”, destaca Léo Silva, priorizando em sua fala um destaque para as produções baianas. “O que estamos fazendo de produções de obras seriadas, de longas metragens e curtas-metragens de animação? Eu acho a Bahia um celeiro de grandes talentos. Tem um potencial, tem uma tecnologia já instalada de produtoras que conseguem executar e, sem dúvida, vamos mostrar e fazer bonito nessa edição do Animaí”, pontua Léo.
Ernani Rocha, CEO da produtora Turtle Juice e um dos curadores do festival, destaca a importância desse mercado para a economia baiana. “Em lugares como São Paulo e Rio de Janeiro, o mercado de games já está mais consolidado, mas, aqui, na nossa terra, ainda falta aquele empurrãozinho para desenvolver mais. O Animaí está mudando isso, trazendo desenvolvedores de outros cantos e mostrando que a Bahia tem muito a oferecer”, comemora.
“Para mim, o Animaí não é só bom, mas, sim, essencial . Ele incentiva futuros desenvolvedores, até os mais novos, e mostra que é possível trabalhar com games. Além disso, dá espaço para quem já está na área e reforça o diálogo. Sim, tem gente fazendo games na Bahia!”, afirma Ernani.
Para o Animaí, chegar à sua sexta edição com horizontes tão promissores, significa muito. Aline Cléa relembra essa missão do festival. “Realizado pela primeira vez em 2007, o primeiro Animaí! representou um verdadeiro marco para a animação em Salvador. Não somente pelo seu então caráter pioneiro, mas, principalmente, por ter possibilitado o início de um frutífero intercâmbio entre nossos artistas e produtores de outras partes do país e do mundo. A iniciativa em realizar mais uma vez o ANIMAÍ, está na importância de colocar Salvador em evidência no cenário de Animação e Games brasileiro, como também no mundo”, salienta Aline.
O Animaí Festival é uma realização da Produtora Vision @vision_entreteniment contemplado pelo edital SalCine, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos @fgmoficial, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo @secultsalvador, Prefeitura de Salvador @prefsalvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura @minc, Governo Federal. Uma co-produção Cine Arts @cineartsproducoes e Mantra @mantrafilmes, com apoio financeiro por meio do edital Eventos Calendarizados do Fundo de Cultura da Bahia, Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda, Governo do Estado da Bahia. Patrocínio por meio da lei de Incentivo a Cultura, Fundo Nacional de Cultura, Lei Rouanet e Banco do Nordeste.