⚠️ VEJA OUTRAS CRITICAS DO PAPO EM NOSSO ACERVO (SITE ANTIGO).

ACESSAR SITE ANTIGO
PitacO do PapO

“Skywalkers: Uma História de Amor”: Filme traz romance nas alturas em imagens estonteantes | 2024

Se existe um ditado popular mais falho é o que diz que “os opostos se atraem”… isso é uma grande bobagem. Duas pessoas precisam ser parecidas e ter afinidades e paixões em comum para se relacionarem bem a médio e longo prazo, principalmente se a paixão é inusitada e perigosíssima como a de Angela e Ivan, um casal russo de audaciosos “rooftoppers”, escaladores de arranha-céus que transformaram o arriscado (e ilegal) hobby em profissão rentável.

Angela Nikolau e Ivan Beerkus se conheceram através de uma campanha de uma marca de viagens, se encantaram um pelo outro e não se largaram mais, elevando o trabalho de ambos a um patamar mais alto, misturando arte, balé e acrobacia – e com isso bombando nas redes sociais. Em 2022 decidiram chegar ao auge da carreira e escalar o segundo maior arranha-céu do mundo, o Merdeka 118 em Kuala Lumpur, uma ação patrocinada e muito questionada quanto a sua autenticidade. Essa história vertiginosa e cheia de desafios, amor, companheirismo e muito perigo é retratada no documentário original da Netflix “Skywalkers: Uma História de Amor”.

Com imagens de drones, das câmeras dos alpinistas e selfies tiradas por eles nas escaladas, os diretores Jeff Zimbalist e Maria Bukhonina exploram com bastante dramaticidade as proezas do casal se equilibrando em alturas inacreditáveis, assim como as dificuldades do relacionamento e seus compromissos como celebridades. As imagens espetaculares capturadas por eles valem todos os riscos enfrentados pois são de tirar o fôlego, a beleza estonteante está por toda parte: nas poses artísticas, coreografias, nos looks e na arquitetura do arranha-céu cercado por nuvens , tudo muito instagramável e digno de milhares de curtidas e engajamento, o que é ótimo, pois o esporte é também o ganha-pão deles.

Há muito afeto e adrenalina no documentário, que em certos momentos se assemelha a um reality show eletrizante com Angela e Ivan testando todos os limites possíveis, físicos e emocionais, através de caminhos estreitos, fugindo de seguranças, às vezes se machucando e enfrentando a perda de amigos em acidentes fatais; a ilegalidade dessas escaladas não é colocada em pauta, uma escolha acertada visto que o foco são as peripécias do casal. A edição é bem ágil: algumas cenas parecem ensaiadas e outras mais espontâneas, mas todas cativam o espectador ansioso pela próxima façanha.

“Skywalkers: Uma História de Amor” não se aprofunda na ânsia por visualizações e curtidas nas redes sociais que norteia muita gente que faz tudo por um bom clique, mas por outro lado inspira quem não tem muita resiliência frente a desafios. Uma das chaves pro sucesso é sem dúvida a persistência, é acreditar que você pode e que vai chegar lá.

Karina Massud

Formada em Direito, cinéfila desde os 5 anos de idade, quando seu pai a levou para assistir “Superman-o Filme”. Cachorreira, chocólatra, fã ardorosa de séries, músicas, literatura e tudo que emocione.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo