⚠️ VEJA OUTRAS CRITICAS DO PAPO EM NOSSO ACERVO (SITE ANTIGO).

ACESSAR SITE ANTIGO
PitacO do PapO

“O Penitente”: Thriller psicológico debate dilemas morais contemporâneos em trama repleta de tensão | 2024

Em tempos de pós-verdade e do que se convencionou chamar de fake news, os fatos não mais importam; somente as versões dos fatos têm vez. E elas são muitas, tantas quanto bastem para alimentar o uso de uma palavra – atualmente completamente destituída de sentido – que caiu nas graças no meio político e social: a narrativa. E onde fica a verdade? Bem, isso não importa. Em um mundo cínico e oportunista, em que sinalizar virtude – e dar publicidade a isso – é mais relevante que a própria virtude, a busca pela verdade é um mero adereço.

Trabalhando essa e outras questões, o longa italiano, “O Penitente”, se propõe a debater de forma densa e dramática dilemas morais contemporâneos que por vezes são relegados ao segundo plano, por não encontrarem eco numa sociedade acostumada a ideias rasas e irrefletidas.

A trama acompanha Charles, um respeitado médico psiquiatra baseado em Nova York, que vê a sua carreira e vida pessoal desmoronarem quando um de seus pacientes comete um crime violento. Arrolado como testemunha de defesa, ele se nega a depor em favor do ex-paciente. O fato de o acusado ser gay, somada a fé judaica do médico e a cobertura midiática irresponsável do caso, desencadeiam uma sucessiva sequência de acontecimentos explosivos. Fincado na força dos diálogos, o filme debruça-se sobre questões que envolvem arrependimento, culpa e redenção.

Dirigido por Luca Barbareschi, que também encarna o protagonista, o longa explora ainda temas sensíveis, como a relação de sigilo entre médico e paciente e a sua fragilidade diante da força persecutória de um sistema de justiça que se diz preocupado em buscar a verdade, mas passa por cima de direitos individuais quando pressionado pela cobertura massiva e sensacionalista da imprensa. A força opressora do Estado e a máquina destruidora de reputação capitaneada pela mídia é um verdadeiro teste de fé para Charles, que manterá firme o seu juramento a Hipócrates, mesmo que isso o leve a questionar todas as suas certezas morais.

Ao explorar as zonas cinzentas da psique humana, com uma narrativa incisiva e momentos de grande tensão emocional, essa bela película italiana nos enche de dúvidas e faz a verdade mergulhar numa região pantanosa, cedendo espaço às muitas narrativas que se amoldam aos interesses em conflito. “O Penitente” compõe a lista de filmes que serão exibidos no Festival de Cinema Italiano, em algumas cidades do Brasil, entre os dias 8/11 a 8/12 de 2024.

Vitor Pádua

Advogado que expia o juridiquês com a paixão pela fotografia e pelo cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo