⚠️ VEJA OUTRAS CRITICAS DO PAPO EM NOSSO ACERVO (SITE ANTIGO).

ACESSAR SITE ANTIGO
Especiais do Papo

Madonna no Rio: Erros e acertos na filmografia da Rainha do Pop

Cantora é um fenômeno na música, mas há controvérsias quando se tratam de suas incursões na sétima arte

Será que da pra ser unanimidade em tudo? Madonna é, há quarenta anos, um fenômeno da música mundial. São quatro décadas ininterruptas entre discos, turnês milionárias e projetos dos mais variados. Quem não se lembra do polêmico livro SEX, lançado em 1992, na esteira do também escandaloso “Na Cama com Madonna”, sob a direção de Alek Keshishian, um documentário que foi produzido durante a tour Blond Ambition e que foi um dos grandes sucessos cinematográficos encabeçados pela pop star. 

Mas nem tudo são flores quando a cantora caminha nas veredas da Sétima Arte. De sucessos como “Na Cama com Madonna”, essa ‘febre noventista’,  até derrotas – execrado por crítica e público – como “Destino Insólito” (2002) por exemplo, a artista coleciona opiniões das mais variadas quando o assunto é cinema, seja atuando, produzindo ou dirigindo. Sim, Madonna lançou em 2008 “Sujos e Sábios”, que nem chegou a fazer muito barulho, mas foi “W.E. – O Romance do Século” que reacendeu a esperança do nascimento de uma nova cineasta. Não foi bem assim, o filme sofreu com a crítica e também não agradou ao público, e o que parecia ser um novo caminho para a Material Girl , acabou ficando só na promessa, uma vez que Madonna não sinalizou sobre trabalhar novamente no posto de direção. Ao menos até agora, pois em se tratando dela, tudo pode mudar de uma hora pra outra. 

Mas não estamos aqui pra falar da Madonna cineasta, e sim de sua porção atriz, que começou ainda bem no início de sua carreira e já nos deu bons presentes de lá pra cá, ainda que nem todos tenham agradado a ‘gregos e troianos’. A proposta aqui é trazer quatro acertos e três vergonhas alheias (nem por isso menos deliciosas), da Rainha do Pop nas telonas. A atriz Madonna já foi dirigida por lendas como Woody Allen, Alan Parker e Abel Ferrara. Tá bom pra você, cinéfilo? 

Vamos a nossa lista que somam sete filmes da artista:

  • Dick Tracy (1990)

Na trama seremos apresentados a Tess Trueheart (Glenne Headly), que quer apenas ter uma vida tranqüila  com seu namorado, Dick Tracy (Warren Beatty), um detetive da polícia. Mas há alguém na cidade que pode atrapalhar os sonhos dela… e esse cara é Big Boy Caprice (Al Pacino), um gângster que decidiu fazer uma guerra pelo domínio da cidade e comandar todos os bandidos. Nos caminhos do garboso detetive surge uma bela cantora de boate, Breathless Mahoney (Madonna), que é praticamente irresistível e deseja  ter Tracy só para ela.

Status:  Bola dentro com destaque pra trilha sonora, também de Madonna. A direção de arte dessa adaptação dos quadrinhos é de cair o queixo e o visual do projeto se transformaria numa referência para muitas produções que viriam depois.
Onde assistir: Indisponível no momento

  • Corpo em Evidência (1993)

No longa Michael Forest é Andrew Marsh, um milionário que foi encontrado morto na cama, aparentemente assassinado devido à presença de vestígios de cocaína em seu sangue. A principal suspeita é Rebecca Carlson (Madonna), sua namorada, que é bem mais nova que ele e é a principal beneficiada no testamento. Antes mesmo de ser chamada pela polícia, Rebecca resolve contratar Frank Dulaney (Willem Dafoe) como seu advogado. Ao conhecê-la melhor, Frank desconfia que possa ter  sido o modo sexual agressivo de sua cliente que tenha causado a morte de Andrew.

Status: Soft Porn insosso que se agarrou ao marketing de uma vela queimando sobre as partes baixas de Willem Dafoe. Na ocasião o filme deu o que falar quando estreou nos cinemas, e nas locadoras, meses depois, a fita sempre tinha longas filas de espera. 
Onde Assistir: Apple TV+

  • Procura-se Susan Desesperadamente (1985)

Na trama, uma dona de casa entediada fica obcecada com anúncios de alguém que “procura Susan desesperadamente”. Porém, Susan (Madonna) está metida em grandes encrencas e as coisas realmente se complicam quando a dona de casa é confundida com a tal fugitiva.

Status: Das mais divertidas comédias que os anos oitenta nos entregou e uma Madonna que imprimiu um estilo que passaria a se tornar referência pra cultura pop.
Onde Assistir: Aluguel no Amazon Prime 

  • Olhos de Serpente (1994)Na trama conheceremos Ediie Israel (Harvey Keitel), que  mesmo sendo um diretor experiente, não estaria preparado para o que ocorre no set de seu novo projeto. Dirigindo uma produção sobre um casamento abusivo, Eddie consegue performances incrivelmente reais de seus atores. Contudo, mais horripilante que a violência no roteiro é o fato de que a brutalidade começa a sair do set e se transpor à vida real. Enquanto Eddie fica mais envolvido com sua produção, especificamente com sua atriz principal, Sarah Jennings (Madonna), ele também fica preso nesta terrível armadilha – na qual o mundo da fantasia se torna uma realidade assombrosa.  

Status: Esse projeto veio logo na sequência de “Corpo em Evidência”, também mesclando thriller e sexo.  O filme acabou repetindo o feito do antecessor: não teve  boa repercussão, mesmo com o ótimo Keitel como protagonista. 
Onde Assistir: Indisponível no momento 

  • Evita (1996)

A cinebio de Eva Duarte de Perón (Madonna) vai mostrar como ela saiu da pobreza para se tornar uma atriz argentina e mulher do poderoso presidente Juan Domingo Perón. Uma adolescente pobre, Evita, como era chamada, transformou-se em uma mulher querida e influente por todo país. Após a morte de seu pai, ela viaja para Buenos Aires e se relaciona com diferentes homens de poder até conhecer Juan. A influência e o domínio de Evita fez com que a primeira-dama da Argentina fosse amada e odiada ao mesmo tempo.

Status: “Evita” passou por muitos problemas na produção, como por exemplo a negação dos argentinos em aceitar Madonna no papel da ‘Santa Peronista’. Foi lançado sob muita expectativa e indicado a inúmeros prêmios: entre eles levou o Globo de Ouro de Melhor Filme Comédia/Musical, Atriz e Canção Original  com a belíssima “You Must Love Me”. O filme também levou o Oscar nessa categoria e é um dos grandes musicais de todos os tempos, para desespero dos haters. 
Onde Assistir: Star Plus 

  • Sobrou Pra Você (2000)

Na história conheceremos Abbie (Madonna) e Robert (Rupert Everett). Os dois são amigos e têm muita coisa em comum: jovens, têm uma visão não-convencional da vida, são inteligentes, impulsivos… mas têm um terrível azar no amor. Eles fariam um par perfeito, se não houvesse um problema: Robert é gay. Um dia, porém, quando muitos coquetéis e martinis os levam a um novo nível de intimidade, eles acabam se tornando pais de uma bela criança. Um novo mundo então se abre para ambos e também para Sam, seu filho, já que decidem criá-lo como se fossem uma família comum.

Status:  “Sobrou Pra Você” é um filme fofo, mas absolutamente esquecível. A aposta em Rupert Everett se deu por ele ser uma espécie de midas das comédias românticas entre os 90 e os anos 2000, só que ninguém poderia esperar que a química com Madonna seria zero. O longa deve funcionar mesmo pra quem fizer um grande esforço. 
Onde Assistir: Prime Video 

  • Uma Equipe Muito Especial (1992)

Nessa aventura Dottie Henson (Geena Davis) e Kit Keller (Lori Petty) são duas irmãs que trabalham numa fazenda da região e se amam muito, mas há uma rivalidade entre elas quando o assunto é baseball. Onde elas moram existem times amadores femininos, onde talvez sempre ficassem no anonimato caso os jogadores profissionais não fossem convocados para lutar na 2ª Guerra Mundial. Os donos das grandes equipes se reúnem para tentar resolver esta situação.  É quando  Ira Lowenstein (David Strathairn) tem a ideia de criar uma liga feminina de baseball. O time contrata Jimmy Dugan (Tom Hanks) como técnico, uma lenda do baseball do passado que se tornou alcoólatra e só conseguiu este emprego pois Harvey (Garry Marshall), um dos ‘caciques’ do esporte e magnata da indústria do chocolate, queria um grande jogador de baseball como técnico. Entre as jogadoras temos Madonna e Rosie O’Donnell , que vão dar o sangue e conquistar o Campeonato Mundial, mesmo debaixo de muita descrença e machismo. 

Status:  Adorado por crítica e público, ‘Uma Equipe Muito Especial’ é uma dessas histórias atemporais (tanto que ganhou uma série no Prime Video em 2022), que conquistam não só pela doçura como pelos temas sociais tão importantes.  Nem parece que os bastidores desse filme dirigido por Penny Marshall foram tão problemáticos (como a saída de Debra Winger após a escalação de Madonna), já que, mesmo não se aprofundando na temática na ocasião, é uma das produções mais adoráveis e  feministas que os anos 90 nos deu.  Ah!  A história é baseada em fatos. 
Onde Assistir: Apple TV+

Madonna vem aí pra comemorar seus 40 anos de carreira. No cinema não ela realmente não é 10/10, mas é incontestável sua influencia na cultura pop em geral.  Partiu Copa?

Rogério Machado

Designer e cinéfilo de plantão. Amante da arte e da expressão. Defensor das boas causas e do amor acima de tudo. Penso e vivo cinema 24 horas por dia. Fundador do Papo de Cinemateca e viciado em amendoim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo