⚠️ VEJA OUTRAS CRITICAS DO PAPO EM NOSSO ACERVO (SITE ANTIGO).

ACESSAR SITE ANTIGO
PitacO do PapO

“Imparável”: Jennifer Lopez e Jharrel Jerome emocionam com trajetória de resiliência e superação | 2025

Vocês já repararam que, em sua maioria, as pessoas que tem alguma deficiência física parecem ter muito mais garra para enfrentar a vida e seus desafios? Que a vontade que elas têm de vencer é maior que sua condição especial? Pois foi essa a reflexão inevitável que brotou logo no início de “Imparável”, drama esportivo de superação que acabou de chegar ao catálogo da Prime Video.

Baseado no livro “ Unstoppable: From Underdog to Undefeated: How I Became a Champion” (“Imparável: De Azarão a Invicto : Como me Tornei um Campeão”, em tradução livre), o longa conta a história de Anthony Robles, atleta de luta greco-romana que, por motivos desconhecidos, nasceu com apenas uma perna. Desde pequeno Anthony lutou para contornar essa deficiência, num esforço sobre-humano pra vencer os muitos percalços físicos, familiares e emocionais e se tornar um atleta e um homem gigantes – com apenas duas muletas ele foi atrás do sonho americano.

O longa dirigido por William Goldenberg segue um roteiro clássico de drama de superação; os clichês estão presentes mas são usados com competência: garoto desfavorecido de família numerosa e disfuncional batalha pra prosperar através do esporte, para ter bolsa na faculdade, ajudar os parentes e vencer na vida. As lutas são muito bem coreografadas e editadas, porém carecem de intensidade emocional, daquela aflição que deixa o espectador grudado na poltrona torcendo muito pra vitória do protagonista.

Jharrel Jerome é um ótimo ator que vem crescendo dia a dia na carreira; vencedor do Emmy (o Oscar da TV) pela minissérie “Olhos que Condenam”, em “Imparável” ele entrega mais uma atuação extraordinária. Ele vive Anthony Robles com muita veracidade, tanto física quanto emocional, sua determinação é visceral nos momentos extremos do treinamento, quando ele tem que ser muito superior aos demais atletas para subir um morro cheio de rochas, para fazer os exercícios físicos, ou mesmo nas competições onde tem que compensar a falta da perna; ele é teimoso e não desiste jamais. Jharrel e Jennifer Lopez, que vive sua mãe Judy, têm uma ótima química: ela é uma mãe leoa, que luta muito pra cuidar dos cinco filhos enquanto tenta manter um relacionamento tóxico (que ela tenta esconder) com o marido abusivo (Bobby Cannavale). Com uma interpretação sóbria, J-Lo é terna e corajosa, ela apoia o filho incondicionalmente, é a líder de sua torcida, vibra com as vitórias e sofre pelas derrotas, uma personagem que merecia ter sido melhor explorada. Don Cheadle e Michael Peña completam o elenco como os treinadores, que dão suporte emocional a Anthony mas também mostram a dura realidade pro garoto.

Quando as pessoas olhavam para Anthony, elas viam o que falta nele, uma perna, e se esqueciam de olhar pra a pessoa admirável e inspiradora que jamais parou de evoluir. “Imparável” é uma lição para todos que reclamam da vida e veem barreiras em tudo. Os limites estão aí para servirem de estímulo, para seguirmos em busca dos nossos sonhos, afinal, sonhar pequeno ou sonhar grande dá o mesmo trabalho.

Karina Massud

Formada em Direito, cinéfila desde os 5 anos de idade, quando seu pai a levou para assistir “Superman-o Filme”. Cachorreira, chocólatra, fã ardorosa de séries, músicas, literatura e tudo que emocione.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo