Homenageada em Gramado, Marcélia Cartaxo inspira novo longa do diretor Allan Deberton
Repetindo a bela parceria criativa de “Pacarrete”, projeto trará atriz interpretando sua própria mãe

A 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado celebrou a rica trajetória da atriz Marcélia Cartaxo nas telonas na última terça-feira (19), quando a reconheceu com o Troféu Oscarito, prêmio destinado aos grandes atores e atrizes do cinema brasileiro. O motivo para tamanha honraria é evidente: a estrela paraibana tem mais de quatro décadas de performances potentes, a começar pela sua inesquecível Macabéa no clássico “A Hora da Estrela”, de Suzana Amaral, além da divertida Pacarrete, bailarina que dá nome ao filme vencedor do Kikito de Ouro de 2019.
“Marcélia merece todas as homenagens e fico especialmente emocionado de vê-la recebendo essa honraria do Festival de Gramado”, afirma Allan Deberton, diretor com quem Cartaxo colaborou não só em PACARRETE, como também no curta DOCE DE COCO.
Amigos pessoais e parceiros criativos, atriz e cineasta estão prestes a embarcar em um novo projeto juntos: A GAROTA DA PARAÍBA, longa-metragem de ficção inspirado na história de Marcélia. “Será um filme sobre uma jovem atriz de teatro amador, no interior da Paraíba, e o percurso que a transformou em atriz de cinema”, detalhou Deberton, que assume a cadeira de diretor, enquanto ela interpreta a própria mãe. “Este nosso novo projeto falará de um pequeno trecho da trajetória incrível dela – pequeno, porém fundamental para entender sua grandeza como artista e como ser humano.”
“O sentimento é de uma ‘volta para casa'”, define o cineasta. “Nosso trabalho juntos, além da nossa amizade, trouxe também inspiração e ainda mais respeito um pelo outro. Esse novo projeto é desejado já há algum tempo e agora está tomando forma. Estamos muito felizes!”
A GAROTA DA PARAÍBA é uma produção da Deberton Filmes.