PitacO do PapO
-
Festival do Rio : “A Meia-Irmã Feia”, de Emilie Blichfeldt
As releituras de contos infantis não são novidade no cinema, muito menos no território do horror. Desde “A Companhia dos…
Leia mais » -
Festival do Rio: “Depois da Caçada”, de Luca Guadagnino
O ano de 2025 foi produtivo para Luca Guadagnino, período em que entregou duas obras bastante reconhecidas e premiadas em…
Leia mais » -
Festival do Rio: “Honey, Não!”, de Ethan Coen
Em “Honey, Não!”, Ethan Coen reafirma o gosto pelo humor construído no contraste. Personagens se levam a sério em situações…
Leia mais » -
“O Homem Mais Feliz do Mundo”: história de perdão e reconciliação retrata o conturbado painel social da cidade de Sarajevo | 2025
O tecido social na região dos Bálcãs ainda carrega as feridas abertas provocadas pelos conflitos ocorridos no início da década…
Leia mais » -
“Uma Batalha Após a Outra”: com Paul Thomas Anderson à frente e um elenco de peso, longa celebra o cinema em sua potência máxima | 2025
Poucos cineastas contemporâneos têm a estatura de Paul Thomas Anderson. Ao longo de sua trajetória, de “Boogie Nights” (1997) a…
Leia mais » -
“Bicho Monstro”: longa de Germano de Oliveira inscreve a natureza como entidade, mito e ameaça | 2025
O mito atravessa o tempo sustentado pelo que oculta, não pelo que revela. Passa de geração em geração como rumor,…
Leia mais » -
“Paraíso em Chamas”: drama sueco retrata jornada de amadurecimento e reflete sobre a força da união feminina diante do abandono | 2025
A resiliência como atributo humano tornou-se frase feita, banalizada em livros de autoajuda e entre os coachs de redes sociais,…
Leia mais » -
“A Longa Marcha – Caminhe ou Morra”: filme baseado no livro de Stephen King propõe uma distopia implacável e ultraviolenta | 2025
2025 é um ano prolífico para o autor de best-sellers norte-americano Stephen King. Estamos em setembro e, até o momento,…
Leia mais » -
“Animais Perigosos”: longa navega na superfície do terror e mantém a dor da protagonista como isca | 2025
Sabe a frase “copia mas não faz igual”? Pois é nesse registro, entre o trágico e o cômico, que “Animais…
Leia mais » -
“Toque Familiar”: longa aposta na sobriedade para versar sobre memória e finitude | 2025
Quando criança acreditava que alguns bichos (insetos, especialmente) recolhiam-se em locais seguros para esperar a morte. Essa improvável consciência, na…
Leia mais »