Especiais do Papo
-
“Carlota Joaquina, Princesa do Brazil”: marco da retomada do cinema brasileiro retorna em alta definição | 1995
“Carlota Joaquina, Princesa do Brazil”, filme de 1995, com direção de Carla Camurati e elenco fabuloso, encabeçado por Marieta Severo…
Leia mais » -
Festival de Vitória: “Centro Ilusão”
E eu respondi na mesma hora: Yoko Ono. “A música dá vida à gente, não dá não?” – essa frase…
Leia mais » -
“O Deserto de Akin”: Bernard Lessa cria parábola moderna à tentação através de trama que expurga revolta política | 2025
Qual imagem te vem à cabeça quando você lê ou escuta a palavra deserto? Meu palpite, arrisco dizer, é de…
Leia mais » -
“Em Busca do Ouro”: cem anos depois, o ouro de Chaplin ainda reluz
Em 1925, Chaplin almejava um filme que durasse mais que as febres passageiras da sua época, e “Em Busca do…
Leia mais » -
Festival de Cinema Europeu Imovision: “Misty – A História de Erroll Garner”, de Georges Gacho
Erroll Garner foi um dos pianistas mais singulares e inventivos do jazz moderno. Autodidata, avesso a convenções e dono de…
Leia mais » -
Festival de Cinema Europeu Imovision: “Brincando com Fogo”, de Delphine Coulin e Muriel Coulin
Em 1945, ano que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial, o filósofo austríaco-britânico Karl Popper publicou “A Sociedade Aberta…
Leia mais » -
Festival de Cinema Europeu Imovision: “Síndrome da Apatia”, Alexandros Avranas
Em dezembro do ano passado, Brian Thompson, CEO da UnitedHealthcare, foi assassinado em plena luz do dia. O suspeito, Luigi…
Leia mais » -
Festival de Cinema Europeu Imovision: “Dreams”, de Dag Johan Haugerud
Uma tríade que não tem como base a continuidade dos acontecimentos, mas sim de similaridades estéticas e temáticas. Em “Dreams”,…
Leia mais » -
Festival de Cinema Europeu Imovision: “O Último Moicano”, de Frédéric Farrucci
O que resta quando o lugar que moldou sua existência já não reconhece tua presença? Essa é, talvez, a pergunta…
Leia mais » -
FANTASPOA 2025: “Prédio Vazio”, de Rodrigo Aragão
Há algo de curioso na forma como o cinema popular brasileiro evita o sobrenatural, como se o real, com todo…
Leia mais »