“Ensaios sobre Yves”, longa de Patricia Niedermeier, será lançado no Estação no dia 1° de maio
Documentário esteve no Festival Cine Mina, no ano passado

O longa “Ensaios sobre Yves” de Patricia Niedermeier será lançado no Estação no dia 1° de maio. O documentário tem produção e distribuição da Cavideo e participou do festival no Cine Mina ano passado.
Patricia Niedermeier atravessa a obra do artista francês Yves Klein e seus desdobramentos em sua trajetória artística. É um filme narrado na primeira pessoa, livre e sensorial, investigando as provocações artísticas de Yves Klein. É um filme sobre a importância vital da arte.
Ficha Técnica:
Direção: Patricia Niedermeier
Roteiro: Cavi Borges e Patricia Niedermeier
Fotografia: Fabricio Mota
Edição: Tainan Hsu
Produtora : Cavideo
Sinopse: Um diálogo imaginário de Patrícia Niedermeier com o artista frances Yves Klein, morto em 1962. Uma biografia livre sobre ambos os artistas.
“Ensaios sobre Yves” é o primeiro filme que estou sozinha na direção. O filme é sobre os atravessamentos da obra do artista Yves Klein no meu percurso como artista e sobre a importância vital da arte. Começa comigo em um trem indo a Nice ,cidade onde Yves Klein nasceu e termina num pôr do sol na Paraíba depois de uma performance sobre o dourado. É um filme livre e sensorial sobre minha paixão por Yves suas ideias e propostas, declarou Patricia.
Sobre Patrícia Niedermayer, diretora e atriz:
Atriz e bailarina, diretora e performer, Patrícia é graduada na faculdade Angel Vianna, em dança. Integrou as companhias de Dança Márcia Rubin, e Frederico Paredes e integra a Cia Atores e Bailarinos do Rio de Janeiro, dirigida por Regina Miranda, desde 2001, pela qual participou de diversos festivais internacionais e nacionais. Trabalhou com diversos diretores de cinema e teatro como Antônio Abujamra, Rubens Corrêa, Gerald Thomas, Jefferson Miranda e Antônio Carvalho, dentre outros. Dirigiu, em parceria com Cavi Borges, longas metragens curtas e videoartes. Dirigiu e atuou, junto com Cavi Borges nos filmes “Salto no Vazio”, “O cinema é minha vida” e “Reviver”, que ganhou o Prêmio de melhor roteiro no Festival Guarnicê de Cinema-MA.
Atuou ainda como protagonista nos longas: “Filme Francês” e “Fado tropical”, de Cavi Borges, “Orlando”, de A lexandre Rudar, “Estamos vivos”, de Filipe Codeço, “Guerra do Paraguai”, “Dois casamentos” e “Os príncipes” todos com direção de Luiz Rosemberg Filho, tendo recebido o prêmio de melhor atriz no Cine PE 2018, pelo “Os Príncipes”. Atuou também na minissérie “Giga”, de Taciano Valério e o longa ” Espumas ao vento”. Agora volta a direção com Cavi com “Não Sei Quantas Almas Tenho”, depois do “Salto no Vazio” e “Reviver”esll, como também ” Mulheres em Auschwitz-escritas de Resistência”, com Regina Miranda, e “Ensaios sobre Yves”.