⚠️ VEJA OUTRAS CRITICAS DO PAPO EM NOSSO ACERVO (SITE ANTIGO).

ACESSAR SITE ANTIGO
PitacO do PapO

“Apanhador de Almas”: terror adolescente traz história de sobrevivência em meio ao caos sobrenatural | 2025

Filmes de terror e de suspense psicológico brasileiros são escassos e, talvez por isso, acabem tendo pouco alcance popular. Temos vários bons exemplos nessa pequena prateleira: “À Meia-Noite Levarei Sua Alma”, “À Meia-Noite Encarnarei no Teu Cadáver” e outros clássicos do Zé do Caixão, o pai do terror brasileiro, “O Animal Cordial”, “As Boas Maneiras”, “Morto Não Fala”. Para engrossar essa lista chega aos cinemas “Apanhador de Almas”, um terror sobrenatural adolescente que, se não prima pela alta qualidade, ao menos estimula as produções do gênero no país, que ainda engatinham.

O filme acompanha quatro jovens aspirantes a bruxas que se conhecem num grupo online sobre magia onde decidem participar de um ritual durante um eclipse solar; e para isso elas vão até a casa misteriosa de uma bruxa experiente, inacessível e mais sinistra ainda. O ritual dá errado e aprisiona todas numa dimensão onde uma criatura sombria chamada Apanhador de Almas as obriga a lutar entre si e a escolher quem irá sobreviver. A premissa é clássica em filmes de terror, o que não é um problema em si; o problema aqui é que ela foi muito mal desenvolvida.

O roteiro de “Apanhador de Almas” não consegue desenvolver os conflitos centrais ( bruxas X Apanhador de Almas e bruxas X bruxas), muito menos criar um clima de tensão ou mistério que desemboque num clímax satisfatório; a história vai do nada pro lugar nenhum, nem mesmo a pequena reviravolta no final consegue salvar o filme do completo desastre. Há vários “jump scares” deslocados do resto da trama, colocados sem ter qualquer nexo com a história, como um gato empalhado no quarto da bruxa, um bebê chorando num berço, uma dimensão nebulosa que envolve a casa da bruxa e uma criatura em estado de decomposição– referências à ótimas produções do gênero, como “Cemitério Maldito”, “O Bebê de Rosemary”, “Poltergeist” e “O Chamado”, porém mal desenvolvidas, o que é uma pena.

O elenco é cheio de nomes conhecidos: Klara Castanho ( “Tudo por um Pop Star” , “Bom Dia, Verônica”); a influenciadora Duda Reis , que tem cerca de 17,5 milhões de seguidores nas redes sociais; Angela Dippe (“Castelo Rá-Tim-Bum”), Larissa Ferrara (“As Aventuras de José & Durval”), Jessica Córes (“Biônicos”, “Cidade Invisível”) e Priscila Sol (“Carinha de Anjo”). Infelizmente nem atrizes carismáticas conseguem criar algum apelo, somados a uma direção confusa, além do texto, esse cheio de frases de efeito pretensamente dramáticas. Sem contar os problemas na direção de arte e com a maquiagem.

“Apanhador de Almas” é claramente voltado pro público juvenil, que muitas vezes não é exigente quanto ao que consome; talvez a presença de celebridades, alguma violência gráfica e clichês sobrenaturais sejam suficientes pra uma audiência mais despretensiosa.

Karina Massud

Formada em Direito, cinéfila desde os 5 anos de idade, quando seu pai a levou para assistir “Superman-o Filme”. Cachorreira, chocólatra, fã ardorosa de séries, músicas, literatura e tudo que emocione.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo