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A mostra “Do outro lado – O cinema de Fatih Akin” reunirá conjunto da obra do renomado diretor alemão

Evento rola na CAIXA Cultural Rio, de 21/01 a 02/02, com entrada gratuita

A mostra “Do outro lado – O cinema de Fatih Akin” reunirá o conjunto da obra do renomado diretor alemão, um dos mais premiados do cinema de seu país, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, de 21 de janeiro a 02 de fevereiro.

Fatih Akin é hoje um dos mais populares e prestigiados nomes do Cinema Europeu Contemporâneo. Sua obra cinematográfica reflete, quase sempre, acerca das relações existentes entre a Alemanha, país onde nasceu, e a Turquia, de onde vem sua família. O diretor apresenta esses dois mundos bastante diferentes, tanto econômica, quanto culturalmente, para falar de temas político-sociais contemporâneos, como a ascensão do fascismo, a xenofobia, os diversos tipos de preconceito, a violência urbana, a destruição ambiental, entre outros.

A mostra, que conta com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, terá a exibição de 15 obras que o homenageado assina como diretor e/ou roteirista. Nesta filmografia reunida estão incluídos alguns títulos aclamados na Alemanha, no Brasil e em diversos outros países, como: “Contra a parede” (2004), vencedor do Urso de Ouro do Festival de Berlim; “Do outro lado” (2007), que ganhou o Prêmio de Melhor Roteiro e o Prêmio do Júri Ecumênico em Cannes; “Soul Kitchen” (2009), sucesso de crítica e público, e, mais recentemente, “Em pedaços” (2017), vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e do Prêmio da Interpretação Feminina em Cannes.

A retrospectiva fílmica trará, ainda, filmes de início de carreira, menos conhecidos ou que nunca estrearam comercialmente no Brasil. Obras como “Rápido e Indolor” (1988) já apontavam desde cedo o estilo que interessava e que acompanharia a carreira do diretor. São filmes com qualidade artística reconhecida desde a época de seu lançamento.

Paralelamente, a mostra oferecerá ao público a oportunidade de discutir e pensar um pouco mais sobre os filmes do cineasta através de atividades paralelas. Haverá uma mesa de debate com o tema “Personagens em trânsito, pertencimentos múltiplos: a identidade cultural nos filmes de Fatih Akin”; sessões com comentários de convidados, entre pesquisadores, críticos e/ou curadores; e um curso ministrado professora da Universidade Federal Fluminense, Mariana Baltar Freire, um dos nomes mais citados quando se fala na pesquisa sobre melodrama no país.

“De uma forma muito completa, este filme conta a história de destinos cruzados, na Alemanha e na Turquia, de homens e mulheres de diferentes origens. Reflete de forma sensata a dolorosa complexidade da perda de orientação e dos relacionamentos, bem como a riqueza de encontros, travessias e convivências, unindo esses dois mundos diferentes. Outras questões importantes lidam com filiação, sacrifício e reconciliação”. Esta foi a justificativa do Júri Ecumênico do Festival de Cannes de 2007 ao premiar a obra “Do Outro Lado”, de Fatih Akin, que dá título à mostra e se refere às partes que dialogam, se encontram e compartilham afetos ao experimentar o lugar do outro, colocar-se do outro lado.

“Com obras abordando importantes temas da atualidade, hoje, podemos considerar Fatih Akin um dos realizadores mais populares do cinema europeu e alemão. Antes e depois de “Do outro lado” (2007), ele vem deixando um enorme legado para a reflexão sobre a identidade cultural dos indivíduos, as migrações, os debates de gênero, o meio-ambiente, os direitos humanos, entre outros temas. O interessante e singular é que ele faz isso sempre a partir de um viés progressista, mas também trágico. Seja na comédia, no drama, no romance, no horror”, comenta o curador da mostra Hans Spelzon.

“Ao mesmo tempo que a contemporaneidade da obra de Akin se expressa através do contexto urbano e social no qual insere seus personagens, percebemos que, ao estabelecer um olhar sobre conservadorismo e a contemporaneidade, o realizador cria em seus filmes contrastes com os tradicionais gêneros cinematográficos. Possibilita, assim, reflexões sobre o papel esperado e o desempenhado pelas personagens dentro de sua cultura. Através de diversos procedimentos narrativos, Akin constrói personagens complexas, contemporâneas, híbridas; avessas às suas culturas em certos momentos, mas seguindo seus preceitos em outros”, comenta a também curadora, Marina Cavalcanti Tedesco.

“Considerando que estamos num país que recebeu muitos refugiados vindos do Oriente Médio nos últimos anos, nos vemos estreitamente conectados às discussões travadas pelo realizador. Através de sua obra, lembramos que daqui a dez ou vinte anos, os filhos dos imigrantes recém-chegados devem estar na mesma situação de adaptação que Fatih Akin (e suas personagens) vivenciou na Alemanha dos anos 80 e 90”, complementa Hans.

Do outro lado – O cinema de Fatih Akin

Lista de filmes

Rheingold – O Roubo do Sucesso
Rheingold, Dir. Fatih Akin, 138’, 2022, Digital, 16 anos

O caminho do rapper Xatar do gueto ao topo das paradas musicais é uma aventura inacreditável. Ao sair do inferno de uma prisão iraquiana, ele vai para a Alemanha ainda menino com sua família nos anos 80. Entre oportunidades e obstáculos, passa de um pequeno criminoso a um destemido traficante, até que uma grande carga de cocaína desaparece. Para saldar suas dívidas com o cartel, Xatar planeja um lendário roubo de ouro que entrará para sempre na história.

O Bar Luva Dourada 
Der goldene Handschuh, Dir. Fatih Akin, 115’, 2019, Digital, 18 anos

Hamburgo, 1970. Fritz Honka é um homem fracassado com o rosto deformado, que vagueia pelas noites de um bairro boêmio ao redor de outras almas perdidas. Ninguém desconfia que, na verdade, Fritz é um serial killer. Ele persegue mulheres mais velhas e solitárias que conhece no “Luva Dourada”, seu bar favorito, e as esquarteja em seu apartamento imundo.

Em Pedaços
Aus dem Nichts, Dir. Fatih Akin, 106’, 2017, Digital, 16 anos

A vida de Katja vira de cabeça para baixo quando seu marido e filho pequeno são mortos em uma explosão. Uma investigação policial determina dois jovens neonazistas como principais suspeitos, mas diante da falta de provas contundentes, Katja se vê obrigada a agir por conta própria.

Adeus, Berlim
Tschick, Dir. Fatih Akin, 93’, 2016, Digital, 14 anos

Enquanto sua mãe está internada em uma clínica de reabilitação e seu pai viaja a trabalho, Maik, 14 anos, desperdiça suas férias de verão entediado em casa. Até o dia em que conhece Tschick, um adolescente russo, marginalizado e rebelde. Tschick tem o plano de roubar um carro para fugir de Berlim e Maik resolve ir com ele. É o começo de uma aventura em um verão que eles jamais se esquecerão. Adaptação do livro Goodbye Berlin, de Wolfgang Herrndorf.

O Corte 
The Cut, Dir. Fatih Akin, 138’, 2014, Digital, 14 anos

Mardin. O ano é 1915. Durante uma noite, a polícia turca decide reunir todos os homens armênios na cidade. Dentre eles, o jovem ferreiro, Nazaret Manoogian, que é separado de sua esposa e das duas filhas. Anos depois, depois de sobreviver ao terrível genocídio que se instalou no local, Nazareth descobre que suas filhas podem ainda estar vivas. Obcecado por encontrá-las, ele começa uma busca desenfreada passando por desertos e areas isoladas, e encontrando os mais diversos tipos, desde boas almas até o pior que existe no ser humano.

Poluindo o Paraíso 
Müll im Garten Eden, Dir. Fatih Akin, 95’, 2012, Digital, 10 anos

O cineasta Fatih Akin registra a pequena aldeia de Camburnu, cidade natal de seus avós na costa do Mar Negro, na Turquia. Lá, os habitantes vivem há várias gerações da pesca e do cultivo de chá, mas por uma decisão do governo turco, acabou sendo transformada em um lixão.

Soul Kitchen
Soul Kitchen, Dir. Fatih Akin, 99’, 2009, Digital, 12 anos

Zinos, um jovem dono de restaurante, está sem sorte. A namorada o trocou por um emprego em Xangai e ninguém mais frequenta seu restaurante desde que trocou de cozinheiro. Um dia, sugerem um novo nome para o estabelecimento e todos começam a comentar o novo ponto de encontro da cidade, o Soul Kitchen. Mesmo com os negócios indo muito bem, o coração do jovem continua partido e ele resolve ir atrás de sua ex-namorada, deixando o restaurante nas mãos do irmão Illias, mas acaba percebendo que ambas as decisões foram péssimas.

Do Outro Lado
Auf der anderen Seite, Dir. Fatih Akin, 120’, 2007, Digital, 16 anos

Três famílias, duas turcas e uma alemã, estão espalhadas entre os dois países. Yeter é uma prostituta quarentona turca que vive na Alemanha. Ela envia dinheiro para sua filha, Ayten, uma ativista política que vive em Istambul. Nejat é um professor numa universidade alemã. Seu pai, Ali, é um turco aposentado que inicia um romance com a prostituta Yeter. Lotte é uma jovem estudante universitária alemã que vive com sua mãe, Susanne. Os destinos dessas três famílias se cruzam de uma forma dramática, trágica e inesperada.

Atravessando a ponte – O som de Istambul
Crossing the bridge, Dir. Fatih Akin, 90’, 2005, Digital, 12 anos

Alexander Hacke, integrante da banda alemã Einstürzende Neubauten, passeia pelas ruas de Istambul em busca da diversidade da música local.

Conexão Kebab
Kebab Connection, Dir. Anno Saul, 96’, 2004, Digital, 12 anos

Ibo é um hamburguês turco de 21 anos, criativo e caótico, que adora Bruce Lee. Tudo o que ele quer da vida é rodar o primeiro filme alemão de kung-fu. Com um spot de propaganda para a casa de Kebab (comida grega) do tio, ele é festejado como o novo Steven Spielberg em seu bairro. No entanto, a inesperada gravidez da namorada põe sua vida de pernas para o ar. O pai o expulsa de casa porque a moça não é turca, esta também o põe para fora, já que o rapaz nem pensa em trocar fraldas. A Ibo, restam apenas seus amigos e os spots, além da sensação de querer de volta sua antiga vida.

Contra a Parede
Head-on, Dir. Fatih Akin, 123’, 2004, Digital, 18 anos

Um homem e uma mulher de origem turca vivem na Alemanha e encontram-se à beira do suicídio. Ele é Cahit, um alcoólatra autodestrutivo internado num hospital onde se recupera depois de tentar se matar. Ela é Sibel, uma jovem à procura de um casamento de conveniência para se livrar das amarras sufocantes de sua família. Ao conhecer Cahit, Sibel propõe se casar com ele, apesar de não o amar. Pouco a pouco, o amor acaba surgindo entre os dois. Um amor marcado por medos, conflitos existenciais e confrontos culturais, numa Alemanha pouco generosa com imigrantes.

Visões da Europa
Visions of Europe, Dir. Fatih Akin e outros, 140’, 2004, Digital, 16 anos

Um filme coletivo que consiste em 25 curtas-metragens de diferentes diretores, cada um deles de um país-membro da União Européia no ano de 2004

Solino
Solino, Dir. Fatih Akin, 124’, 2002, Digital, 14 anos

Em 1964, Rosa e Romano decidem abandonar o povoado de Solino, no sul da Itália, e ir para a Alemanha, lugar que eles consideram a “terra prometida”. Com os dois filhos, Giancarlo e Gigi, eles chegam a Duisburgo e abrem uma pizzaria, que se torna um grande sucesso. Os problemas começam, porém, quando os filhos crescem e se adaptam à vida no novo país, enquanto os pais se mantêm fiéis às tradições ancestrais.

Em Julho
Im Juli, Dir. Fatih Akin, 100’, 2000, Digital, 16 anos

Daniel é um jovem professor alemão que planeja ficar em Hamburgo durante as férias de verão. Juli, vendedora apaixonada, o incentiva a comprar um anel especial, com a figura de um sol, e diz que ele encontrará uma garota com símbolo parecido. Ao invés de olhar para ela, ele pega a estrada e vai atrás de Melek, buscar seu amor em Istambul.

Rápido e Indolor
Kurz und schmerzlos, Dir. Fatih Akin, 100’, 1998, Digital, 18 anos

História de três jovens amigos estrangeiros em Hamburgo. Gabriel, filho de pais turcos, tenta começar uma nova vida depois de sair da prisão. Ele se cansou do crime e sonha em montar um café numa praia da Turquia. O sérvio Bobby, por outro lado, tenta se tornar o “chefão” da máfia, liderada por um albanês. Ele e o grego Costa se envolvem em um tráfico de armas que parece ser grande demais para eles

ATIVIDADES PARALELAS

Sessões comentadas – Dias 21, 22, 28, 30 e 31 de janeiro
Debate – Dia 26 de janeiro
Curso – Dia 31 de janeiro, com inscrições através de formulário presente nas redes sociais.

Maik (Tristan Göbel) und Tschick (Anand Batbileg)

PROGRAMAÇÃO
Conferir redes sociais da mostra.

SERVIÇO

Mostra “Do outro lado – O cinema de Fatih Akin”
Data: 21 de janeiro a 2 de fevereiro

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Unidade Passeio – Rua do Passeio, 38 – Centro, Rio de Janeiro/RJ
Classificação etária: consulte a programação
Retirada de ingressos para os filmes: 30 minutos antes de cada sessão ou atividade programada
Horários da bilheteria: Terça a sábado, 13h às 19h, e domingos e feriados, 13h às 17h
Acesso para pessoas com deficiência
Entrada gratuita

Para mais informações sobre a programação, acesse:

CAIXA Cultural: site / @caixacultural.gov.br
Instagram: @mostrafatihakin
Facebook: /mostrafatihakin
X: mostrafatihakin

SOBRE OS CURADORES

Hans Spelzon

Hans Spelzon estudou Cinema e Audiovisual na Universidade Federal Fluminense, com intercâmbio na Universad Nacional de Córdoba, na Argentina. Foi coordenador geral e produtor executivo das mostras O Realismo social no cinema de Mike Leigh (2018), Histórias do Brasil Profundo – O cinema contemporâneo no Norte e Centro-oeste (2021), 13ª Strangloscope – Mostra Internacional de Audio, Vídeo/Filme e Performance Experimental (2021), Mostra Que Desejo – Edição Rio de Janeiro (2023), Pesadelo na Tela – Horror e medo no cinema latino-americano contemporâneo (2023) e O cinema brasileiro em busca da estrada (2023). Recentemente produziu a 4ª Mostra de Cinema Árabe Feminino (2024) em 3 municípios do RJ. Como curador, atuou em O realismo social no cinema de Mike Leigh, O cinema brasileiro em busca da estrada e, agora, em Do outro lado – O cinema de Fatih Akin (2025).

Nina Tedesco

Marina Cavalcanti Tedesco (Nina Tedesco) é professora da graduação em Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense. Acompanha a trajetória de Fatih Akin desde os anos 2000, tendo escrito sobre parte de sua filmografia. É curadora do cineclube Quase Catálogo, o cineclube feminista com mais tempo de atividade ininterrupta no Brasil. Autora de muitos textos, publicados em períodos nacionais e internacionais, sobre cinema latino-americano, relações de gênero no audiovisual, diretoras e diretoras de fotografia, direção de fotografia e vídeo feminista. Na realização audiovisual, atua principalmente em roteiro, direção e direção de fotografia.

A mostra tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal, além de copatrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ 2. A produção é da Caprisciana Produções, em coprodução com a Caraduá Produções Culturais. Entre parceiros e apoiadores estão a Mubi, o Instituto Goethe do Rio de Janeiro, a rádio Nova Brasil FM e a ONG Abraço Cultural.

DO OUTRO LADO – O CINEMA DE FATIH AKIn
PROGRAMAÇÃO

21/01 – Terça-feira
15h30 – Atravessando a Ponte – O Som de Istambul [Crossing the bridge], de Fatih Akin (2012, 90’, 12 anos).
17h30 – Soul Kitchen [Soul Kitchen], de Fatih Akin (2009, 99’, 12 anos). Sessão comentada de Flávia Cândida.

22/01 – Quarta-feira
15h – Solino [Solino], de Fatih Akin (2002, 124’, 14 anos).
17h30 – Rápido e Indolor [Kurz und schmerzlos], de Fatih Akin (1998, 100’, 18 anos). Sessão comentada de João Luiz Vieira. Filme com LEGENDA DESCRITIVA + comentários com tradução simultânea em LIBRAS.

23/01 – Quinta-feira
15h – O Corte [The Cut], de Fatih Akin (2014, 138’, 14 anos).
17h45 – O Bar Luva Dourada [Der goldene Handschuh], de Fatih Akin (2019, 115’, 18 anos).

24/01 – Sexta-feira
15h30 – Conexão Kebab [Kebab Connection], de Anno Saul (2004, 96’, 12 anos).
17h30 – Rheingold – O Roubo do Sucesso [Rheingold], de Fatih Akin (2022, 138’, 16 anos).

25/01 – Sábado
13h45 – Poluindo o Paraíso [Müll im Garten Eden], de Fatih Akin (2012, 95’, 10 anos).
15h45 – Do Outro Lado [Auf der anderen Seite], de Fatih Akin (2007, 120’, 16 anos).
18h05 – Em Pedaços [Aus dem Nichts], de Fatih Akin (2017, 106’, 16 anos).

26/01 – Domingo
12h – Em Julho [Im Juli], de Fatih Akin (2000, 100’, 16 anos).
14h – Debate: Personagens em trânsito, pertencimentos múltiplos: a identidade cultural nos filmes de Fatih Akin. Com Adalberto Muller e Melanie Montinard. Mediação de Nina Tedesco. Com tradução simultânea em LIBRAS.
15h50 – Contra a Parede [Head-on], de Fatih Akin (2004, 123’, 18 anos).

28/01 – Terça-feira
14h30 – Visões da Europa [Visions of Europe], de Fatih Akin e outros (2004, 140’, 16 anos).
17h15 – O Bar Luva Dourada [Der goldene Handschuh], de Fatih Akin (2019, 115’, 18 anos). Sessão comentada de Diego Paleólogo.

29/01 – Quarta-feira
15h30 – Rheingold – O Roubo do Sucesso [Rheingold], de Fatih Akin (2022, 138’, 16 anos).
18h10 – Rápido e Indolor [Kurz und schmerzlos], de Fatih Akin (1998, 100’, 18 anos). Filme com LEGENDA DESCRITIVA.

30/01 – Quinta-feira
15h – Solino [Solino], de Fatih Akin (2002, 124’, 14 anos).
17h25 – Em Pedaços [Aus dem Nichts], de Fatih Akin (2017, 106’, 16 anos). Sessão comentada de Ana Lucia Nunes.

31/01 – Sexta-feira
10h – CURSO
15h20 – Adeus, Berlim [Tschick], de Fatih Akin (2016, 93’, 14 anos).
17h10 – Do Outro Lado [Auf der anderen Seite], de Fatih Akin (2007, 120’, 16 anos). Sessão comentada de Alexandre Costa.

01/02 – Sábado
13h45 – Em Julho [Im Juli], de Fatih Akin (2000, 100’, 16 anos)
15h45 – Soul Kitchen [Soul Kitchen], de Fatih Akin (2009, 99’, 12 anos).
17h50 – Contra a Parede [Head-on], de Fatih Akin (2004, 123’, 18 anos).

02/02 – Domingo
14h20 – Poluindo o Paraíso [Müll im Garten Eden], de Fatih Akin (2012, 95’, 10 anos).
16h20 – Atravessando a Ponte – O Som de Istambul [Crossing the bridge], de Fatih Akin (2012, 90’, 12 anos).

DO OUTRO LADO – O CINEMA DE FATIH AKIN
ATIVIDADES PARALELAS

DEBATE – 26/01 (domingo), às 14h
Personagens em trânsito, pertencimentos múltiplos: a identidade cultural nos filmes de Fatih Akin.

Descrição: As personagens de Fatih Akin se encontram sempre em trânsito entre diferentes espaços geográficos. Geralmente, esse trânsito se dá entre Turquia e Alemanha, países da União Europeia de características socioeconômicas contrastantes e, há tempos, protagonistas de atritos dentro do contexto político da região. Através do deslocamento, as personagens do realizador se colocam em busca de identidade, revendo a ligação com seus antepassados, com outras culturas e modos de viver. Ao mesmo tempo, as interseções culturais que surgem com esse deslocamento redefinem as fronteiras entre os países cujas nacionalidades estão envolvidas. A mesa de debate abordará temas como identidade, migração, hibridismo cultural no conjunto da obra em exibição.

Com: Adalberto Müller e Melanie Montinard. Mediação: Marina Cavalcanti Tedesco.
Duração: 90 minutos.
Acessibilidade: Tradução simultânea em LIBRAS

CURSO – 31/01 (sexta-feira), às 10h
A encenação excessivo-melodramática de Fatih Akin

Descrição:  O curso buscará mostrar como a categoria estética do excesso aparece na cinematografia de Fatih Akin. A família e a vida migrante na Europa, temas recorrentes no cinema do realizador, encontram no diálogo com o melodrama uma forma de mediação política. Os desafios e repertórios destes migrantes na Alemanha, que já tiveram na obra de R. Wainer Fassbinder um ponto de inflexão, são novamente abordados em diálogo com o excesso melodramático, sem a romantização paternalista do cinema clássico. Entenderemos, a partir da obra de Akin, como o cinema autoral contemporâneo estabelece com este gênero uma peculiar relação de atração e repulsão.

Ministrante: Mariana Baltar Freire
Duração: 4h

Inscrições através de formulário presente nas redes sociais

SESSÕES COMENTADAS

21/01 (terça-feira), às 17h30 – Com Flavia Candida
22/01 (quarta-feira), às 17h30 – Com João Luiz Vieira
28/01 (terça-feira), às 10h – Com Gabriel K. Tonelo (Sessão exclusiva para alunos)
28/01 (terça-feira), às 17h15 – Com Diego Paleólogo
30/01 (quinta-feira), às 17h25 – Com Ana Lúcia Nunes
31/01 (sexta-feira), às 17h10 – Com Alexandre Costa

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