⚠️ VEJA OUTRAS CRITICAS DO PAPO EM NOSSO ACERVO (SITE ANTIGO).

ACESSAR SITE ANTIGO
PitacO do PapO

“This Is Me… Now”: Uma História de Amor: Jennifer Lopez estrela projeto audiovisual ousado e original | 2024

'Você conhece a história de Alida e Taroo?'

Dizem que a autocrítica é o melhor caminho para se chegar perto de um comportamento que seja reconhecido como saudável perante a sociedade. Mas, muito além do reconhecimento dos outros a autocrítica traz autoconhecimento. Antes de mais nada, “This Is Me… Now” ,o novo grande projeto depois de dez anos da multitalentosa Jennifer Lopez, é uma espécie de autoanálise em formato de média metragem, acompanhado de um álbum de inéditas de mesmo nome.

Ao lado do diretor Dave Meyers (muito conhecido por videoclipes em parceria com Coldplay, Drake e a própria JLo), a artista  cria uma odisseia cinematográfica baseada em histórias, impregnada de mitologia e cura pessoal. O projeto que revoluciona o gênero, mostra sua jornada para o amor através de seus próprios olhos. Com figurinos fantásticos, coreografias mega elaboradas, cenários de tirar o fôlego e participações especiais repletas de estrelas do cinema,- e em sua grande maioria da música -, o projeto passeia pelas falácias em relação aos  relacionamentos problemáticos e os casamentos e descasamentos da cantora e atriz.

Essa jornada para o amor faz um paralelo com o conto de Alida e Taroo, onde Alida é uma rosa vermelha e Taroo um beija Flor que encontra abrigo e alimento nessa  flor. A ideia de um precisar do outro e ao mesmo tempo ser livre colide com o conceito e o roteiro de “This Is Me…Now”, que revela ao mundo a libertação de alguém que vê o amor como um presente e não precisa implorar por isso. A ideia de estar com alguém e  se sentir só é passado, e o que conduz esse caminho no agora em direção a liberdade é o amor próprio.

O projeto de Mayers usa algumas das canções do novo álbum para ilustrar os ritos de passagem na vida dessa mulher que persegue o amor se atrapalha no percurso, mas ao contrário do que possa parecer são as canções que, não só dão ênfase à mensagem como também amarram cenas e concluem pensamentos. São as músicas que estão a serviço da narrativa e não o contrário. Por se tratar de uma  atriz que também é cantora, pode haver o equívoco de confundir o projeto com um álbum visual, assim como a cantora Beyoncé fez em 2013, mas felizmente temos aqui um projeto cinematográfico cujas canções servem de acabamento de luxo, e nada além.

“This Is Me…Now” é um projeto ousado, plástico e que tem como grande atrativo a presença sempre marcante de sua idealizadora e protagonista. A produção, que é uma retrospectiva introspectiva do coração resiliente dessa grande artista, pode estar prestes a inaugurar um novo subgênero, o de unir o cinema ao espetáculo num conceito muito diferente dos já conhecidos musicais.

 

Papo de Cinemateca

Papo de Cinemateca | Críticas do Cinema Mundial, Coberturas de Eventos/Lançamentos do Cinema Nacional, Notícias, Oscar e Muito Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo