“Receba!”: Filme adaptado da obra de Ana Paula Maia tem o bom tempero baiano | 2024
Ana Paula Maia é um nome em plena ascensão na literatura brasileira. Suas obras, que tem ganhado projeção ao ser adaptadas para as telonas, tem um toque autoral muito forte. A personalidade da autora é ao mesmo tempo bem diversa, mas é notável seu flerte com o horror. “Enterre Seus Mortos”, a primeira trama que compõe a famosa Trilogia do Fim, inclusive acabou de ganhar sua primeira adaptação sob direção de Marco Dutra (“Quando Eu Era Vivo”- 2014) para o cinema e teve exibição no Festival do Rio esse mês. O filme segue a linha já conhecida da autora, de tom sombrio e com toques sobrenaturais.
“Receba!”, que chega essa semana aos cinemas, ainda que tenha a mesma violência vista em outros projetos da autora, lança mão de outras muitas referências e gêneros – inclusive o humor – para contar essa história que nas mãos de outros cineastas poderia seguir um caminho diferente, mas sob o comando da dupla baiana Pedro Perazzo e Rodrigo Luna ganha contornos que só a Bahia nos dá. A identidade do povo baiano vem desde o título: Receba!, que no dialeto baianês é algo como ‘Bem feito”, carrega toda a irreverência dessa trama cheia de reviravoltas.
Na trama conheceremos Amadeu (Daniel Farias) e Gina (Edvana Carvalho), um casal que, assim como muitos, estão na dureza e para conseguir grana acabam se metendo em uma grande enrascada. No entanto, o destino deles está prestes a mudar: ambos se enchem de entusiasmo quando Amadeu acaba encontrando uma bolsa recheada de dinheiro, e muito além do que precisavam. Acontece que Amadeu escondeu essa bolsa, colocando Gina em uma grande caça ao tesouro. O problema? Ela não é a única nesse jogo! A bolsa cujo o conteúdo é valioso e ilegal, foi roubada, e essa jornada envolve uma ex-atriz pornô endividada, um policial com medo de sangue, o seu parceiro tentando parar de fumar, um perigoso chefe do crime local e o casal que acabou no olho do furacão.
“Receba!” tem uma trama relativamente simples, mas é ágil e tem personagens tão carismáticos, com aquele bom e velho tempero baiano, que de certa forma trazem um ar de novidade para a adaptação de Perazzo e Luna. O elenco, recheado de figuras muito conhecidas no circuito baiano, mas que tem ganhado visibilidade nacional recentemente, são a cereja do bolo do longa, cuja mistura de gêneros, como a comédia e o thriller policial, funcionam pela montagem inventiva e com muita identidade. “Receba!” chega aos cinemas depois de uma trajetória de sucesso na 25ª edição do Cine PE Festival Audiovisual, onde levou os prêmios de Melhor Filme pelo voto popular, Melhor Edição de Som para Napoleão Cunha e Melhor Atriz para Evelin Buchegger, reconhecida pelo júri oficial.